Muitas pessoas não sabem, mas até o ano
de 1937 as Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus ilustravam a fachadas de
seus templos com a cruz. Porém, neste mesmo ano, em uma Convenção Geral
realizada na cidade de São Paulo, foi decidido e aprovado pelos pastores
presentes naquela reunião que as Assembléias de Deus não mais usariam o
referido símbolo em suas fachadas.
Essa decisão foi motivada como uma
prevenção para que os crentes mais fracos e ainda influenciados pelo
catolicismo romano não incorresse no pecado de idolatria, fazendo da cruz um
objeto de adoração.
Ainda, segundo Augusto Ribeiro, do Blog
Missão da Fé Apostólica, o problema foi na época, levantado pelo missionário
Gustav Bergstöm que lançou ao ar a seguinte pergunta: "É lícito que as
Assembleias de Deus coloquem a cruz nas fachadas de seus templos?"
O resultado gerado por está pergunta surtiu
efeito até nos dias de hoje, quando percebemos o total abandono de um dos
principais símbolos do cristianismo por parte das Assembleias de Deus: a cruz
vazia.
Além da cruz, outros símbolos históricos
do cristianismo são: a pomba, as letras gregas
Alfa e Ômega e o peixe, os quais foram desenhados principalmente nas Catacumbas,
que eram locais onde a igreja de Cristo se reunia para cultuar o Senhor longe
da perseguição. Todos estes e outros símbolos serviam como sinais ou representação gráfica de algum tema ensinado
por Cristo e entendido somente pelos cristãos da época.
Entende-se
então, que os símbolos cristãos, especialmente a cruz vazia, tinham única e
exclusivamente um papel didático, ensinando aos cristãos grandes verdades
espirituais. A cruz vazia, por exemplo, é um poderoso sinal de que o nosso
Cristo alcançou a vitória sobre a morte e não está pendurado mais nela. Da
mesma forma são os demais símbolos do cristianismo, todos eles comunicam algum
ensino.
Desta
forma, não vejo nenhum pecado em se ter a ilustração de uma cruz vazia ou
qualquer outro símbolo cristão nos adereços ou objetos pessoais de algum crente
nos dias de hoje. Pois, entendo ainda, que o problema maior das pessoas não
está no uso desses adornos e ilustrações que possuem apenas valor simbólico. O
problema todo está na natureza humana e na forma como usamos tais objetos.
Sendo assim, até mesmo a comida pode torna-se uma forma de tropeço para muitos
crentes que não se controlam: o pecado da gula é um exemplo.
Um
abraço e fiquem com Deus.
Fonte:
10 Comentários
com certeza, ótima opinião!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
ResponderExcluirGlórias à Deus por essa explicação!!! Eu que era membro da Assembléia de Deus em Catanduva(hoje estou em outra denominação) não sabia que até nos anos 30 usavam a cruz vazia nas fachadas. Eu sendo crente uso a cruz vazia como símbolo da vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Sua ressurreição. Não a uso como se fosse um amuleto, isso não. Confio unicamente no SENHOR.
ResponderExcluirbom eu respeito todos os comentarios sobre a cruz......mas ñ concordo com menhum comentarios ....e vor dizer porq ??gleison elias pereira......digamos q vc tenha um unico filho.....e vc descobriçe q esse seu filho foi secuestrado..e pegaram esse seu filho ...e o matase....e depois do msm modo de jesus....ele foçe...pinturado..na cruz como jesus foi.........iai oq vc faria....vc olharia para aquela cruz e mato esse seu filho .....vc adoraria a cruz q teu filho morreu....ou seja vc iria pegar essa cruz como lembrança ...e deixava na sua casa....???bom eu acho q vc iria odiar aquela cruz q matou o seu filho.....e porq q vc acha deus iria adorar a cruz....porq foi éla q matou o seu filho....então por mim eu nunca vou ter uma cruz como prova de nada ...porq o meu jesus matou morreu nela....vc vai adorar uma coisa q matou o seu filho.....??? vc eu ñ sei mas eu ñ vou.....!!!um abraço a todos.....podem deixar seus comentario no meu e.mail.....PEREIRA.45@HOTMAIL.COM mas sem ofender né !!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPaz e graça, verdade verdadeira meu irmão. Não sei como a pessoa que se diz Cristã, salva por Cristo ainda carrega o véu sobre os olhos, querendo se voltar para o paganismo. parece até que não são iluminados pelos Espírito Santo. Todo Cristão sabe que a cruz é símbolo de maldição, e não de salvação, isso é lamentável! Presta atenção cristão, para não ser engando pelas artinhas do nosso maior inimigo "o diabo" ele é astucioso e sempre coloca empecilho na jornada do crente, principalmente dos que não meditam la palavra: A cruz não é símbolo de vitória, mas, de derrota, Quando Jesus morreu o inferno se alegrou, pensando que tudo estava acabado, o diabo que engana todo mundo, "como esta escrito", pensando ter vencido meu Jesus fez festa quando o viu sendo tirado daquela maldita cruz. Agora você pensa consigo mesmo, onde está a vitória do nosso Yeshua, para que eu posso me gloriar, e ter NELE a certeza da minha salvação? Na sua morte na cruz, ou na sua ressurreição? Pois se Ele não tivesse ressuscitado nós seríamos os mais miserável de todos os homens, como disse o apostolo Paulo, se Cristo morreu e não ressuscitou é vã a nosso fé e somos falsas testemunhas só é ler 1Corintios cap.15. Paulo nunca deu ênfase a cruz quanto a nossa salvação, e sim a ressurreição. Sendo assim os cristão deveria fazer um túmulo em miniatura para colocar em suas casas ou andar com ele por ai, pelos menos o túmulo é lugar de descanso e não de sofrimento como a cruz. Cruz símbolo de maldição, agora eu vou andar com um símbolo de maldição pendurando ao pescoço ou mesmo tê-lo em minha casa, Deus me livre de tal coisa. E porque também não fazer um símbolo do tabernáculo para andar com ele, já que era um símbolo de Cristo, não, ninguém faz isso. Esses cristão deve aprender muito com a bíblia e com os apóstolos. Cristo andou com algumas bugigangas levando-a como símbolos das coisas do Velho Testamento? não, se somos imitadores de Cristo devemos fazer o mesmo, pois Ele deu o exemplo. Ao lado do Mestre morreram dois malfeitores porque estavam pecando o preço dos seus pecados, e a cruz foi a recompensas deles pelos seus maus feitos, Cristo morreu pelos nossos pecados, mas, teve que ressuscitar, para ser o nosso salvador. se Ele ainda estivesse no túmulo, seria igual aos dois malfeitores, mas graça a sua ressurreição foi feito nosso Sacerdote Eterno. a Ele toda glória, honra e louvor. Idolatria não só se compraz em adorar imagem de esculturas, é tudo quilo onde está o nosso coração. Cuidado irmãos, pois o idolatra não herdará o reino de Deus.
ExcluirAmado irmão Wilson Pereira, partindo do pré suposto que Cristo tenha sido sequestrado e assassinado sua primícia seria verdadeira, porém, Jesus foi sacrificado pelo próprio Deus para salvação dos homens e sua Cruz se torna simbolo dessa salvação, pois foi o altar onde o Filho de Deus foi sacrificado!
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirOlá . Achei interessante mas muito raso o ensino, a imagem da cruz surgiu 300 anos antes de Cristo em imagens relacionadas ao Deus baco ( Dionísio) a igreja católica romano só fantadiou a mesma com a figura de Jesus romano.
ResponderExcluirA respeito das letras gregas tmb está equivocado pois o que está escrito e a respeito do alef e taf que são letras hebraicas utilizadas para nós mostrar o real poder de Deus
Outro sinbsím que utilizam no cristianismo é o do peixe que na verdade se trata de um símbolo farisaico que foi tirado de uma fala do patriarca Jacó .
A igreja evangélica assim como a católica eata repleta de paganismo . Façamos o que nos orientou Jeremias
Voltemos as práticas antigas ao que é puro aos olhos do eterno . 1 João diz
Aquele que diz que me ama mas não guarda meus mandamentos é mentiroso e a verdade não esta nele. Procure guarda os mandamentos do eterno e vc será achado justo
Gauchinho Thon, acredito que sua fala carece que fontes confiáveis que possa sustentar o que você disse.
ResponderExcluirCaro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!